A TRANSNORDESTINA
Logística S.A., que até o ano de 2008 chamava-se Companhia
Ferroviária do Nordeste (CFN), obteve a concessão da Malha Nordeste,
pertencente à Rede Ferroviária Federal S.A., no leilão realizado em 18/07/97.
A outorga dessa concessão foi efetivada pelo Decreto Presidencial de
30/12/97, publicado no Diário Oficial da União de 31/12/97. A empresa iniciou
a operação dos serviços públicos de transporte ferroviário de cargas em
01/01/98.
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A visão da TRANSNORDESTINA Logística é se
tornar líder em logística no Nordeste até 2014, colocando em operação no mesmo
ano, a ferrovia Transnordestina, que ligará o cerrado do Nordeste aos
portos de Suape (PE) e Pecém (CE) com bitola larga, tendo como principais
cargas grãos, fertilizantes e minérios.
Gerência de Operações
Área responsável pela formação e controle de
tráfego de trens em toda a ferrovia.
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Missão
Planejar os trens de acordo com a demanda de
transporte, executar as operações de controle de tráfego e condução de trens
dentro dos padrões de excelência estabelecidos, garantindo o atendimento às
expectativas dos clientes.
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Áreas
PCP (Planejamento e Controle da
Produção): Planejar os trens (distribuição de vagões) de acordo com a demanda de
transporte vendido pelo departamento comercial.
CCO (Centro de Controle Operacional): Executar as operações de
controle de tráfego e condução de trens dentro dos padrões de excelência
estabelecidos, garantindo o atendimento às expectativas dos clientes e dos
acionistas.
Estudos Operacionais: Desenvolver projetos de melhorias
operacionais; garantir que todos os projetos de melhorias sejam implantados com
alta probabilidade de sucesso e alinhados com as definições estratégicas da
empresa; e gerir o processo de redução de acidentes ferroviários.
P & T (Pátios e Terminais): Controle
dos processos de carga, formação e descarga de trens, realizando o
acompanhamento e controle das condições operacionais visando o cumprimento dos
prazos de acordo com a demanda do planejamento de trens.
·
Principais indicadores divulgados
Velocidade Comercial (velocidade correspondente à média do tempo
gasto para percorrer a distância entre dois pontos);
Eficiência Energética (consumo de combustível por locomotivas);
Aderência de partida e chegada de trens (pontualidade dos trens);
Tempo de permanência de vagões em pátios (impactos na circulação).
Eficiência Energética (consumo de combustível por locomotivas);
Aderência de partida e chegada de trens (pontualidade dos trens);
Tempo de permanência de vagões em pátios (impactos na circulação).
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